quarta-feira, 8 de março de 2023

8 de março de 1975 ONU OFICIALIZA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU estabele ceu o Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquis- tas políticas e sociais. 



O primeiro registro remete a 1910. Durante a Il Conferência In- ternacional das Mulheres em Co- penhague, na Dinamarca, Clara Zetkin feminista marxista alemā, propos que as trabalhadoras de todos os países organizassem um dia especial das mulheres, cujo primeiro objetivo seria promo- ver o direito ao voto feminino. A reivindicação também inflamava feministas de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido. No ano seguinte, em 25 de março, ocorreu um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, que matou 146 tra- balhadores incluindo 125 mu- lheres, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, en- tre 13 e 23 anos. A tragédia fez com que a luta das mulheres operárias estadunidenses, coor- denada pelo histórico sindicato International Ladies' Garment Workers' Union (em português, União Internacional de Mulheres da Indústria Têxtil), crescesse ain- da mais, em defesa de condições dignas de trabalho. As russas soviéticas também tiveram um papel central no es- tabelecimento do 8 de março como data comemorativa e de lutas. Por "Pão e paz", no dia 8 de março de 1917, no calendá- rio ocidental, e 23 de fevereiro no calendário russo, mulheres tecelãs e mulheres familiares de soldados do exército tomaram as ruas de Petrogrado (hoje São Petersburgo). De fábrica em fá- brica, elas convocaram o opera- riado russo contra a monarquia e pelo fim da participação da Rús- sia na I Guerra Mundial.

Sem comentários:

Proposta Inovadora para Arapiraca: Regulamentação da Prática do Grau em Espaços Seguros - Marlos Ferreira 45345

Sou Marlos Ferreira, candidato a vereador por Arapiraca pelo PSDB, número 45345, e tenho uma proposta ousada e inovadora que une segurança p...